
Timão tem melhor campanha das equipes nacionais até agora; Cruzeiro é o mais complicado
A moleza esperada pelos times brasileiros na primeira fase da Copa Libertadores não se concretizou e, dos cinco participantes nacionais, apenas o Corinthians lidera o seu grupo até o momento. São Paulo, Flamengo, Internacional e Cruzeiro são vice-líderes, e a Raposa é a equipe que mais precisa se preocupar.
O Timão conseguiu até o momento duas vitórias e um empate e lidera o grupo com sete pontos, quatro à frente do Racing, do Uruguai, que joga nesta quinta-feira (18). Teoricamente, mais uma vitória basta para o clube paulista se classificar. Como avançam para as oitavas de final os primeiros lugares de cada chave e os seis melhores segundos colocados, com dez pontos um time dificilmente não avançará.
O Corinthians, entretanto, tem o plano de terminar a primeira fase com a melhor campanha da Copa Libertadores. Para isso, a equipe tentará vencer seus dois jogos dentro de casa, contra Independiente Medellín, da Colômbia, e Cerro Porteño, do Paraguai, e segurar pelo menos um empate diante do Racing.
Flamengo e São Paulo estão em situações idênticas: possuem seis pontos em três partidas, sendo duas delas fora de casa. Mas ambos os times estão na vice-liderança de seus grupos. Para não dependerem das vagas dadas aos segundos colocados, Tricolor e Rubro-Negro precisarão vencer principalmente o confronto diante dos líderes de suas chaves.
No caso do Flamengo, esse time é o Universidad de Chile, que derrotou o clube carioca nesta quarta-feira (17), por 2 a 1, em Santiago. Já o São Paulo terá de concentrar suas atenções em vencer o Once Caldas, que também superou o time brasileiro, por 2 a 1, na Colômbia, no último dia 25.
O Cruzeiro é a equipe que precisa tomar mais cuidado. Com quatro pontos em três partidas, está três pontos atrás do líder Vélez Sarsfield, da Argentina. Como o Colo Colo, do Chile, também tem quatro pontos, o time mineiro precisará de um bom resultado diante dos chilenos fora de casa, além de vencer o clube argentino e o Deportivo Italia, da Venezuela, no Mineirão.
O Internacional é a única equipe brasileira que fez apenas dois jogos até aqui e terá um confronto muito importante nesta quinta, fora de casa, contra o Cerro, do Uruguai. Líder do grupo, a equipe uruguaia pode chegar a nove pontos se vencer, contra quatro dos gaúchos. Se isso acontecer, dificilmente o Colorado ficará na primeira posição, e terá de brigar por uma boa pontuação como segundo colocado.