Serão 562 atletas, veteranos e jovens, focados no trabalho para Londres-2012 e Rio-2016

Estes Jogos Sul-Americanos que começam nesta sexta-feira (19) em Medellín, Colômbia, marcam o início de trabalho mais apurado do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para os próximos dois ciclos olímpicos – a Olimpíada de Londres-2012 e do Rio de Janeiro-2016. Depois da escolha da cidade brasileira como sede olímpica em outubro de 2009, o planejamento foi mais focado no desenvolvimento conjunto de trabalho com equipes que deverão estar prontas daqui a dois anos, mas também outras que precisão ter ainda mais o que apresentar daqui a seis anos - em casa.

Os Jogos de Medellin já estão na metade do ciclo olímpico para a Olimpíada-2012. Por isso mesmo, as equipes brasileiras dos vários esportes estarão mescladas com veteranos e novos valores. Para alguns esportes, os Jogos Sul-Americanos são mais importantes do que para outros.

É o caso do handebol, por exemplo. Os Sul-Americanos valem vaga para os Jogos Pan-Americanos (em Guadalajara-2011), que por sua vez valem vaga para a Olimpíada de Londres-2012. Para o atletismo, os Sul-Americanos não contariam tanto. Assim, as competições estarão valendo como Campeonato Sul-Americano Sub-23.

O Brasil tem 562 atletas inscritos nas competições em Medellín – número significativo, porque o total não chega a 4.000, dos 15 países que irão competir (13 da América do Sul mais Panamá, da América Central, e Aruba, do Caribe).

Para o COB, será o prosseguimento da preparação para Londres-2012.

Mas, desta vez, os Sul-Americanos também serão uma chance de o Brasil se afirmar a partir do continente por causa da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016. Em oito edições dos Sul-Americanos, nunca se deu tanta importância ao evento – o Brasil só chegou ao topo do quadro de medalhas na edição de 2002, quando o próprio país aceitou ser sede (com são Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belém), depois da desistência de Córdoba, Argentina, por falta de condições econômicas, e de sua substituta, Bogotá, que alegou falta de segurança.

Na edição de 2006, em Buenos Aires (e Mar del Plata), o Brasil ficou atrás da Argentina no quadro de medalhas (97 ouros contra 107, apesar do maior número no total – 304 contra 292). Agora, a força maior deverá ser da Colômbia, que há quatro anos se prepara para o evento.

Para Bernard Rajzman, que chefia a delegação brasileira em Medellín, os Sul-Americanos serão um parâmetro importante na preparação dos atletas para o Pan de Guadalajara-2011 e a Olimpíada de Londres-2012.

Além das modalidades olímpicas, o programa em Medellín terá outras seis que fazem ou fizeram parte dos Pan-Americanos (beisebol, boliche, futsal, caratê, softbol e squash).

Em Medellín, o Brasil está baseado na Vila Sul-Americana, instalação especialmente construída para o evento e que após os Jogos será destinada à população de baixa renda da região. Esta é a primeira vez que uma Vila é construída exclusivamente para a competição e os colombianos destacam os legados sociais e esportivos que os Jogos deixarão para o país.

O Brasil participará de 42 modalidades na competição continental. Não haverá representantes brasileiros somente no beisebol, hipismo, futebol, patinação velocidade e softbol.

Dos destaques, vale citar Barbara Leôncio, do atletismo; Hugo Hoyama, do tênis de mesa; Diego Hypólito, da ginástica; Nivalter Santos, da canoagem; Juliana Veloso, dos saltos ornamentais; Ana Marcella Cunha e Allan do Carmo, das maratonas aquáticas; Ketleyn Quadros, do judô; Falcão, do futsal, mais Kaio Marcio, Joana Maranhão e Thiago Pereira, da natação. Vôlei, vôlei de praia e basquete serão representados por equipes mais jovens, em busca de experiência internacional.

Além de Medellín, outras oito sub-sedes receberão eventos dos Jogos Sul-americanos: Rionegro (caratê, esqui aquático, patinação artística, hipismo e futebol feminino), Guarne (tiro esportivo e futebol), Guatapé (sede aquática, com vela, canoagem, triatlo e maratonas aquáticas), Envigado (futebol masculino), Itagui (futebol masculino e handebol), Copacabana (pólo aquático e mountain bike) e Sabaneta (boxe).

0 comentários:

Postar um comentário

Escrevam aqui o que acharam, Opiniões ou Dicas para melhorarmos cada vez mais pra vc. (Central Jovem)

Blog Archive