
Veja motivos para técnico chamar ou não o jogador do Milan
O técnico Dunga faz nesta terça-feira (9), às 11h, a primeira convocação do ano para a seleção brasileira, para o amistoso de 2 de março contra a Irlanda, em Dublin. A lista deve ser bem parecida com aquela que vai para a Copa do Mundo, e por isso esta pode ser a última chance de Ronaldinho Gaúcho conseguir um lugar no grupo.
Ronaldinho passou quase o ano de 2009 inteiro longe da seleção – sua última partida foi no dia 1º de abril, quando o Brasil venceu o Peru por 3 a 0, em Porto Alegre, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, e ele entrou no lugar de Elano aos 32min do segundo tempo, quando o placar já estava fechado.
Depois disso, Dunga não o convocou mais, e o nome de Ronaldinho parecia carta fora do baralho. Mas, no fim do ano, as boas atuações do craque pelo Milan fizeram crescer o coro pela sua volta. Veja abaixo quatro motivos que Dunga pode levar em conta para levá-lo ou não à África do Sul.
Por que Ronaldinho deve ser convocado:
1. Craque é craque e não esquece
Ronaldinho tinha 19 anos quando apareceu para o futebol, pelo Grêmio. Depois disso defendeu Paris Saint-Germain, Barcelona e Milan, quase sempre como protagonista e ídolo da torcida, fazendo gols importantes e ganhando títulos.
2. O Brasil não tem um jogador habilidoso como ele
Robinho faz gol de letra e sabe driblar, mas sua habilidade não se compara à de Ronaldinho, que é capaz de fazer maravilhas com a bola. E lances desses sempre podem ser úteis numa Copa do Mundo.
3. É um risco deixar um craque de fora
Em 2002, Felipão resistiu à pressão popular e não levou Romário para a Copa do Mundo. O Brasil ganhou, mas será que o técnico seria perdoado se tivesse perdido? Dunga não deveria arriscar, já que, como diz outro treinador, Muricy Ramalho, “a bola pune”.
4. Não se pode desprezar a experiência de um campeão do mundo
Ronaldinho foi titular da seleção pentacampeã mundial e fez pelo menos um gol decisivo, nas quartas de final, contra a Inglaterra. Em 2006 ele não foi bem, mas hoje, mais experiente, tem tudo para se redimir e fazer desta a sua Copa do Mundo.
Por que Ronaldinho não deve ser convocado
1. Ele só quer saber de balada e perdeu a motivação
Há três semanas o Milan enfrentaria a Inter de Milão num clássico decisivo para a disputa do título italiano. Segundo a imprensa italiana, Ronaldinho se “internou” num hotel de luxo para uma festa de três dias de duração antes do jogo – foi mal, perdeu um pênalti e a Inter venceu. Além disso, sua saída do Barcelona foi marcada por acusações de que ele exagerava na vida noturna e inclusive desagregava o grupo.
2. Ele faz firulas demais e não é um jogador constante
A grande habilidade às vezes joga contra Ronaldinho, que se excede nos lances individuais e acaba prejudicando boas jogadas de ataque por puro individualismo. Além disso, demorou a engrenar no Milan, e alterna grandes exibições com partidas fracas.
3. Dunga deve manter o grupo que vem dando certo
Ronaldinho jogou a Olimpíada de Pequim, é verdade, mas abriu mão da Copa América de 2007 e não merece ser premiado com uma vaga na Copa em detrimento de outros atletas que podem ser menos hábeis, mas certamente são muito mais dedicados.
4. Ele “amarela” em decisões
Ronaldinho entrou na onda de festa antecipada na Copa do Mundo da Alemanha, aquela que era considerada a “sua” Copa, e não jogou nada em nenhuma das cinco partidas da seleção do torneio, principalmente na partida contra a França. No Barcelona, também foi mal na derrota para o Inter, no Mundial de Clubes, e a torcida já está farta de ver seu sorriso amarelo nas horas em que ele deveria fazer a diferença.