
Dez seleções nas competições masculinas e feminina buscam o ouro olímpico
Um esporte curioso e diferente para os brasileiros, o curling terá nesta terça-feira (16) o início de suas competições nos Jogos Olímpicos de Inverno, disputados em Vancouver, no Canadá.
Serão dez seleções no torneio masculino e outras dez no torneio feminino. Após uma fase classificatória, as quatro melhores em cada torneio avançam para a semifinal e, depois a decisão da medalha de ouro.
O torneio masculino terá Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, França, Suíça, Suécia, Dinamarca, Noruega e China.
Já a competição feminina conta com Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia, Dinamarca, Suécia, Suíça, China e Japão.
Nesta terça, os homens abrem o torneio às 15h (horário de Brasília), com as partidas Grã-Bretanha x Suécia, Noruega x Canadá, Estados Unidos x Alemanha e Suíça x Dinamarca.
Depois, às 20h, é a vez das mulheres entrarem em ação nos jogos Estados Unidos x Japão, Dinamarca x Suécia, Alemanha x Rússia e Canadá x Suíça.
A decisão do torneio de curling será disputada apenas no dia 27 de fevereiro.
Os anfitriões canadenses são favoritos a medalhas nos dois torneios. Na última edição dos Jogos de Inverno, realizada em Turim, na Itália, em 2006, as duas seleções do Canadá conquistaram medalhas.No torneio masculino, os canadenses venceram a Finlândia na decisão e ficaram com o ouro. O bronze foi dos Estados Unidos.
Já na competição feminina, as canadenses levaram a medalha de bronze. A Suécia faturou o ouro contra a Suíça.