



Mesmo no banco de reservas, Robinho centraliza as atenções do clássico entre São Paulo e Santos
Astro deve entrar no 2º tempo; de olho na Libertadores, Tricolor deve usar time 'ideal'
Como se não bastasse a tradicional rivalidade entre São Paulo e Santos, o clássico deste domingo (7), às 17h (horário de Brasília) tem atrativos para ficar na história dos clubes.
A partida marcará o retorno de Robinho depois de quase cinco anos longe do Santos e do futebol brasileiro. O astro começará o jogo do banco, mas as atenções seguramente estarão voltadas para ele, na expectativa de sua entrada na partida.
Dorival Júnior explicou que o atacante só não será titular porque ainda está em processo de readaptação ao futebol nacional. No entanto, o treinador santista deixa claro que pode promover a entrada do camisa 7 no decorrer do clássico.
- O Robinho está sendo preparado não somente para uma estreia, mas para disputar o Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa do Mundo. Se houver necessidade neste jogo, com certeza ele entrará dando sua parcela de contribuição.
Do lado do São Paulo, a maior motivação é demonstrar um futebol convicente para estrear bem na Libertadores, na quarta-feira (10), contra o Monterrey. O técnico Ricardo Gomes sabe que precisa ficar atento com a possibilidade da entrada de Robinho, mas não esquece também do garoto Neymar, que atravessa excelente momento.
- Não consigo quantificar (quem é mais perigoso). São dois grandes jogadores, mas o Robinho já é consagrado, enquanto o Neymar está começando bem. Os dois vão preocupar os defensores, que são capacitados.
O Santos chega para o clássico embalado pela sequência de três vitórias consecutivas na competição. Mas, apesar de a confiança estar em alta na Vila Belmiro, os santistas rejeitam o rótulo de favoritos no jogo. Para o técnico Dorival Júnior, os times são equilibrados e a vitória pode pender para qualquer um dos dois lados.
- Não tem nem como (dizer quem deve ganhar). Clássico não tem favorito. Ainda mais no Paulista, em que existe uma disputa constante. Se é difícil enfrentar uma equipe que não está em uma boa posição, imagina jogar um clássico, contra um rival da qualidade do São Paulo. É pior ainda.
Ricardo Gomes pretende repetir contra o Santos a escalação utilizada na rodada passada, com três zagueiros: Renato Silva, Xandão e Miranda. O treinador conversou com os atletas para saber se alguém estava cansado e decidiu relacionar força máxima para o duelo.
Já no Peixe, Com Robinho no banco, André segue como parceiro de ataque de Neymar. Assim, Dorival ainda promoverá apenas uma alteração em relação ao time que derrotou o Santo André. O meia Marquinhos entra no lugar de Pará. Com isso, Wesley deixa o meio-campo para atuar como lateral direito.
FICHA TÉCNICA
SÂO PAULO X SANTOS
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 7 de fevereiro de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Rogério
Assistentes: Vicente Romano Neto e David Botelho Barbosa
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Renato Silva, Xandão e Miranda; Jean, Richarlyson, Hernanes, Marcelinho Paraíba e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington
Técnico: Ricardo Gomes
SANTOS: Felipe; Wesley, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar e André
Técnico: Dorival Júnior